Netiqueta é a etiqueta recomendada para o uso da internet.
“A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais).
Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.”
Quando conversamos esperamos que as pessoas usem uma certa regra de conduta, de comportamento. Isso acontece também na internet. para isso seleccionei algumas dessas regras:
1.Não abuse no uso de LETRAS MAIÚSCULAS, que podem ser interpretadas como um grito, uma agressão. Além disso, as letras maiúsculas tornam a leitura monótona e difícil.
2.Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
3.De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tags especiais, etc, em excesso. Use-os para destacar palavras e expressões importantes, nunca para dar destaque injustificado à mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas três palavras).
4.Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.
5.Não interferira com o trabalho informático de terceiros.
6. Não utilize o computador para prestar falsos testemunhos.
7.Não apropriar-se do trabalho intelectual de terceiro.
8.Não esqueça de divulgar o nome do autor de mensagens, respeite os direitos autoras, também de imagens.
9.Mantenha seus e-mails curtos, indo direto ao assunto. Tente abordar um único assunto por mensagem. Se for necessário um texto longo, divida-o em parágrafos separados por espaços em branco. Isto facilita a leitura e permite que o leitor escaneie o texto e tenha uma ideia geral da mensagem.
10.Use uma linguagem simples, sem gírias e sem abreviações que somente uns poucos iniciados conhecem.
11.Respeite a privacidade dos outros. Se você vai passar informações que não são suas, peça permissão primeiro. Deixe bem claro a origem da sua informação.
12. Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas anti-virus de seu computador estão acionadas.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Sua mensagem será moderada e logo que possível, publicada.